sexta-feira, 10 de junho de 2011

Apenas o Fim


OBS: Galerinha de 10 pessoas (contando com mamãe) que lêem o blog, como vão vocês? Hoje eu quero falar de finais de relacionamentos, eu tinha um dialogo real que ficou perdido por um tempo e resolvi remontar e acrescentar uns pequenos detalhes. Já tem quase um ano que o original foi escrito por uma pessoa bem especial pra mim, mas que por infelicidade da vida não esta mais por perto. Espero que o texto continue com qualidade, apesar deste ser quase um  texto de auto-ajuda.  Aproveitei , comentem, divulguem.


 Quarta-feira é definitivamente o “meio da semana”, como se por um dia tudo ficasse mais lento e tentasse um equilíbrio, tipo um pêndulo gigante chegando no seu médio. No entanto tudo de ruim sempre tem um lado bom, mesmo que minúsculo e insignificante. Quarta Feira é o dia de menos movimentos em quase todos os locais, shoppings, pizzarias, bares e lanchonetes, o que te possibilita horas de paz e tranqüilidade enquanto come algo e conversa com alguém.
 
 
Em um desses “meio de semana” em especial, dois amigos se encontram numa
lanchonete em especial, uma piso de madeira envelhecida na entrada e uma espécie de caramanchão. Coberto por ele, haviam oito mesas de vidro com recortes de jornais antigos na parte de baixo, cada mesa com quatro cadeiras de um desenho oval e cores variadas. Na parte de dentro ficava um grande estofado de ponta a ponta encostado na parede e grandes mesas quadradas na frente desse estofado, toda decoração era no estilo anos 60, com corres vibrantes e formas variadas, no balcão de atendimento ficavam cadeiras redondas daquelas que você podia girar distraidamente  enquanto pedia uma bebida qualquer, o tempo todo tocavam musicas no ambiente e eram sempre uma mistura de pop com rock antigo. O local não era grande mas dava uma impressão de acolhedor, na paredes ficavam discos de vinil antigos, mas bem conservados, de artistas antigos, dentro de cada banheiro havia uma foto de um cantor de rock lendário, tipo Elvis, ao lado deles tinha a historia do Jeans. A lanchonete ficava perto de uma rua movimentada, onde varios outros restaurantes e bares estavam abertos e cada um deles com um público diferente mas todos muito animados.

 
Sentados em uma das mesas  na parte externa da lanchonete estavam dois amigos, sentados de frente um pro outro, um com um olhar meio baixo e outro procurando dentro da lanchonete um garçom para atende-los. Toda semana eles marcavam uma espécie de happy hour, que tinha mais como objetivo conversar sobre tudo que acontecia com eles durante a semana ou apenas comer besteira e tomar coca cola. O amigo 1 era alto,cerca de 1,80 cm, cabelos pretos lisos e curto, olhos pretos, usava óculos, era magro e tinha uma cara da intelectual, vivia alegre e quase nunca reclamava de seus problema e vida. O amigo 2 tinha cerca de 1,70, atarracado, meio gordinho, cabelos cacheado e olhos verdes,  sempre vivia com idéias na cabeça, muitas delas deixavam ele pra baixo, inteligente e criativo.

 
Naquele dia em especial, eles saíram para discutir sobre relacionamentos, já que o amigo 2 havia terminado o namoro de dois anos. Acabado, pelo fim, ele não acreditava mais em muitas coisas que pudessem fazê-lo feliz mas seu amigo, sempre otimista, estava lá para tentar animá-lo dizendo que a vida continua e que até do infortúnio se tira algo bom.

Amigo 2 - Então, o que você acha da gente pedir aquele super hambúrguer uma Coca Cola infinita, quero sair daqui carregado. - Falou, com os cotovelo direito apoiados em cima da mesa e com o queixo em uma das mão olhando para o amigo de cabeça baixa.

Amigo 1 - Coca cola infinita? Com certeza. - Respondeu o amigo, com o olhar baixo, “futucando” o celular, na busca de algo pra distrair.

O Amigo 2, levantou o braço em direção ao garçom, que veio direto para mesa atendê-los, pediram dois dos maiores hambúrgueres com tudo q tem direito e dois copos de refrigerante, sem medo de ser feliz. No momento que o garçom foi buscar os pedidos, o Amigo 1 respirou fundo levantou a cabeça deixou o celular de lado por uns instantes e olhou fixamente para o seu amigo ali na sua frente sorrindo e disse:

Amigo 1 - Sabe aquele dito popular que diz : “A gente se fode, mas se diverte”? Acho melhor eu mudar para “A gente só se fode, mas nunca se diverte”. Só me frustro por uma diversão momentânea, igual quando você ve Harry Potter depois de ler o livro, você torce, espera, vê a propaganda, e quando acaba se frustra porque não foi 1% do que você esperava, apesar de ter sido legal. - Disse ele com uma voz melancólica.

Amigo 2 – Pensando bem, apesar de eu ter passado por relacionamentos conturbados, acho que nenhum deles foi um GRANDE fiasco amoroso, até porque eu não me arrependo de nenhum dos meus amores; eram pessoas fantásticas que me proporcionaram momentos fantásticos e repetiria cada segundo, se me fosse dada outra chance, o que nem sempre aconteceu. Por mais frustrante que tenha sido, por mais que tenha doido muito por semanas.- Ele disse isso sorrindo pra o amigo.

 
Mais uns segundos se passaram, as pessoas caminhando pela rua, conversando sobre vários assuntos diferentes, os sons se misturavam aos dos carros passando e musica dos outros restaurantes.

Amigo 1 - Cada namorada que tive, por mais complicado que tenha sido, me proporcionou um momento único, um aprendizado de como devo me portar daqui para frente. Definir o que uma menina quer nunca é algo fácil, pelo contrário, se elas mesmas não sabem, quem sou eu para dizer. - Ele olha para trás, pra ver se a coca cola já esta a caminho.


Amigo 2 - Sempre que terminamos, nos sentimos sozinhos, percebemos que nossa rotina era modificada para que você ficasse mais perto da pessoa, por mais tempo.
O que dá a falsa impressão de que nosso mundo girava em torno daquela pessoa, o que não é verdade.

Amigo 1 – Sim, fomos nós que nos dispomos a tê-la perto de nós o maior tempo possível. Isso não quer dizer que na nossa cabeça, não passe um pequeno filme dizendo que tudo que fizemos foi em vão. Parece que só a gente é tão diferente que ninguém tenta manter ou consertar tudo pra ficar com agente. - pensou ele triste - Vejo muitos casais por ai que o cara ou a menina trai, bagunça, xinga , briga e uma semana depois estão junto - Ele baixa a cabeça novamente triste por aquele pensamento.

Amigo 2 - E demora um tempo até os olhos voltarem a enxergar que não é porque acabou, que o mundo passou a se mover diferente. Ele sempre esteve ali, seguindo seu curso, e você aqui, parado como um bobo, deixando o tempo passar. É nessa hora que eu abro meu sorriso verdadeiro, pois descubro que ainda posso voltar a procurar alguém para me entregar de novo. - Ele dá um tapinha no ombro do amigo.

 
Nessa hora o garçom volta para mesa e o silêncio toma conta dos dois, o barulhos das pessoas nas mesas ao lado, o sorrisos descontraídos das conversas, chamou a atenção dos amigos por uns minutos. O garçom deixa dois copos de coca-cola bem gelado na mesa, ambos abrem um sorriso meio sem graça e dão uma profunda golada em suas bebidas.

Amigo 2  - Eu sei que você vai ficar na sua mentindo o sentimento para tentar esquecer - disse o amigo quase engasgando com o gole de refrigerante gelado -  perda de memória recente é a sua melhor desculpa. Hoje eu tenho um certo receio de sofrer, tiveram varias vezes que deixei oportunidades passarem, pois sabia que iria me apaixonar pela pessoa. Talvez tenha sido melhor na época, acho que não teria dado tudo de mim, ia ser frustrante saber que não fui o melhor que pude, mas, hoje, se a oportunidade voltar a aparecer, pretendo não desperdiçá-la.

Uma risada saiu dos lábios do amigo 1 ele sabia que sempre era dessa forma que ele deixava os problemas de lado, tentava esquecer como uma amnésia proposital, o que nem sempre da certo.

Amigo 1 - Eu sempre digo que não vou tentar, não quero saber de mais ninguém, mas no fim das contas aparece alguém interessante na sua vida. - enquanto ele falava mexia com o dedo nos talheres que estavam na mesa -  Até hoje eu tentei não ir contra o que decido, mas nunca acerto e só me dou mal. Vamos parar com esse papo deprê. Se é o fim do mundo, “borá” construir outro Big Bang e reorganizar o universo - Ele levanta animado sua Mao e da um grito para o garçom -  TRAZ OUTRA COCA COLA!

Amigos 2 - Eu tenho o privilégio de ter um bom relacionamento com todas as minhas “ex-namoradas”, e mais: de ser amigo de muitas delas. Fico feliz em tê-las por perto, elas ainda são pessoas muito especiais.

Amigo 1 - Sabe cara, eu sempre tive problemas com minhas ex´s. Terminava com raiva por tudo ter acabado, depois as via felizes e eu na fossa como sempre. Por que? Percebi, depois de conhecer você, que eu posso mudar meu jeito, tentar tê-las como amigas pode ser melhor; se você consegue, eu acho que também consigo, apesar de ser mais doloroso do que eu pensava. Relacionamentos são feitos de duas partes. Se você tem certeza que fez sua parte, então seja feliz.

Amigo 2 – eu sei que não é fácil, dói no começo, mas as gargalhadas que vêm depois compensam, EU GARANTO.

Amigo 1 - O complicado é que você sabe que podia ter sido mais, só que se você não está disposto a crescer junto, não há mais porque alimentar nada. Amor ainda existe, pelo menos para mim, mas agora é hora de transformar tudo em uma bela amizade. Mas sabe o que é o pior do fim de um relacionamento? É o que diz na música “1º de Julho”, que você disse não parar de pensar e eu concordo com você nessa parte: “Eu vejo que aprendi, o quanto te ensinei, e é nos teus braços que ele vai saber”... isso é realmente sofrido, saber que tudo que vocês aprenderam juntos vai ser usado agora com outra pessoa.

Amigo 2 - EXATO, não se pode deixar que o sofrimento de um final se apague a felicidade dos momentos vividos. Lembre-se de como você foi feliz, de como a pessoa te fez bem... e procure alguém que te faça mais feliz ainda e não desista até encontrar, a vida sempre segue.

Amigo 1 - Transforme suas individualidades em crescimento mútuo!


 
A noite continuou, não até muito tarde, depois de animar o amigo, os dois conversaram mais algumas coisas, e o assunto foi sumindo. Eles comeram e beberam muito refrigerante, quase não dava pra levantar da cadeira depois.
 
As vidas continuaram e muitas vezes depois eles voltaram aquele lugar sempre em suas quartas feiras de happy Hour.

Revisão: Mirela Musso

Um comentário:

  1. Aaah! Adorei, como sempre.
    É uma questão interessante essa do relacionamento. Pra alguns é mais fácil terminar e começar amizade, e pra outros é mais complicado. Ainda mais quando você ainda gosta da pessoa e tal. E teve uma parte, acho que foi o amigo 1 que disse, "nem as mulheres se entendem", e isso é um fato. Uma hora a gente quer uma coisa e outra..mas também tem o seguinte, que tudo é relativo.. rsrsrs
    Bom, sempre poste mais coisas, porque eu adoro ler ^_^

    ResponderExcluir